terça-feira, 10 de março de 2009

As absolvições de Pinto da Costa.

Aproxima-se o final do processo Apito Dourado. Pelo que se sabe foram abertos três inquéritos a Pinto da Costa, referentes a outros tantos jogos da época em que o FCPorto foi campeão europeu, a saber: Nacional-Benfica, FCPorto-Estrela da Amadora e Beira Mar-FCPorto. Em todos os inquéritos houve despacho de arquivamento.
-
Em todos eles houve reabertura do processo a mando de Pinto Monteiro, o que culminou em três acusações. No primeiro, o juiz de instrução no despacho de não pronúncia constatou que a acusação a Pinto da Costa não tinha o mínimo fundamento. No segundo, o despacho de não pronúnica serviu também para instauração de processo crime por falsas declarações à principal testemunha de acusação. Falta o juízo final relativamente ao terceiro, o único que levou Pinto da Costa a julgamento. Pelo que se lê e ouve, será mais certo a principal testemunha da acusação sair com novo processo crime, do que Pinto da Costa ser condenado.
-
Posto isto, muito provavelmente o processo Apito Dourado vai terminar com algo que irá doer a muita (má) gente: Pinto da Costa será absolvido, não uma, mas duas vezes pelos factos de que foi acusado.
-
PS: O Ministério Público arrasou o parecer encomendado a Freitas do Amaral e que fundamentou a decisão da FPF de confirmar as decisões da CD da Liga de mandar o Boavista para a segunda divisão e de suspender Pinto da Costa. Ou muito me engano ou os cofres da Federação vão levar um rombo proximamente.

Sem comentários: