quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Deco, o descobridor do Brasil.

Deco em entrevista ao jornal Globo, disse que "gostava de encerrar a carreira no Brasil e que há muito tempo quer regressar a casa. «Tenho muita vontade de voltar a morar no Brasil», garantiu. «Sinto muita falta do país.» «Já são 12 anos fora. Tenho saudade dos amigos, da família. Já morei em Portugal, que eu adoro, sou muito bem tratado e tenho amigos lá. Morei em Barcelona, que é uma cidade fantástica. Quando volto a essas cidades, sinto-me bem. Mas só me sinto em casa quando estou no Brasil», acrescentou o jogador. Dentro do relvado, Deco tem o sonho de terminar a carreira no Corinthians. «Sou corintiano, mas joguei pouco no clube. Fiz dois jogos na equipa principal e depois saí. Não foi como eu queria. Se voltar ao Brasil, sentir que tenho condições e as coisas se encaminharem para o Corinthians, quem sabe?». Para o fazer, porém, Deco tem de sentir que ainda pode dar alguma coisa ao futebol. «Já penso em voltar para o Brasil há muito tempo. Se quando chegar à altura de decidir voltar eu perceber que ainda posso jogar e fazer alguma coisa boa - não posso voltar por voltar, pois tenho uma carreira boa e não quero estragá-la - aí quero sim voltar.» Pelo meio, Deco defendeu Scolari, garantiu que o brasileiro «tem um enorme coração» e defendeu-se das críticas de que só joga no Chelsea porque é protegido do treinador. «Já ganhei muitos títulos no futebol e nenhum foi com Felipão. Fiquei muito poucas vezes no banco, fui sempre titular por onde passei e o treinador não era o Felipão.»
-
A propósito da atribuição do prémio “Bidão de Ouro” a Quaresma e do prémio de melhor jogador sub-20 do mundo a Anderson, afirmei que “nos tempos que correm, e ao contrário do que aconteceu há mais de uma década com jogadores como Vítor Baía, Fernando Couto ou Sérgio Conceição, jogador que saia do FCPorto, seja ele Deco, Pepe, Postiga ou Fabiano, passa a ser, para mim, apenas mais um potencial adversário. Não quero o Dragão a bater palmas a Deco se alguma vez este marcar no nosso estádio, como acontece por outras paragens."

Sei que muitos portistas gostariam que Deco terminasse a sua carreira no FCPorto. Isso sempre me soou um bocadinho a “Rui Costa”. Deco nesta entrevista dá a resposta. Como se sabe, o Corinthians é das poucas equipas brasileiras que consegue competir com as equipas europeias em termos financeiros. Veja-se a contratação de Ronaldo. É caso para dizer que Deco descobriu o Brasil.

E, pura coincidência, descobriu o Brasil pouco tempo depois de Scolari ter abandonado Portugal. Se em relação ao FCPorto estas afirmações são inócuas, certamente já não o serão para a Selecção. Será que Pepe de repente também vai descobrir o Brasil? E Paulo Assunção descobrirá o Brasil, ainda antes de descobrir Portugal? Questões para Queiroz responder.

PS: Não me venham falar de Vítor Baía. Baía não veio fazer a sua última época no FCPorto. Regressou em 1999, abdicando de boa parte do salário que lhe ofereciam outros colossos europeus. O resto já se sabe. Campeonatos sem conta, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental.
-
Em 08/01/2009
Afinal o coração de Deco é "verde e amarelo" e...vermelho.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Concordo com a tua análise.
Devemos sempre olhar para os jogadores como profissionais, mesmo aqueles que vêm de trás, da formação.
Eu acho piada quando vejo jogadores hoje a beijarem um emblema e passado uns meses, a beijarem outro.
Um abraço

dragao vila pouca disse...

Meu caro o Deco hoje vem a desmnetir determinadas declarações que lhe foram imputadas.
Um abraço