terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O ouro italiano e o FCPorto: de Quaresma a Anderson.

Nos tempos que correm, e ao contrário do que aconteceu há mais de uma década com jogadores como Vítor Baía, Fernando Couto ou Sérgio Conceição, jogador que saia do FCPorto, seja ele Deco, Pepe, Postiga ou Fabiano, passa a ser, para mim, apenas mais um potencial adversário. Não quero o Dragão a bater palmas a Deco se alguma vez este marcar no nosso estádio, como acontece por outras paragens.

Tal não implica, porém, que não queira que os jogadores saídos do FCPorto tenham sucesso individual nos seus clubes. É que, por cada caso de sucesso como Deco ou Ricardo Carvalho, o FCPorto ganha capacidade de negociação para futuras transferências. Vem isto a propósito dos prémios atribuídos a Quaresma e a Anderson, antigos jogadores do FCPorto.

Quaresma foi contemplado com o “Bidão de Ouro”, prémio atribuído anualmente pelo programa radiofónico Catersport, da Rai Radio 2, à grande desilusão do campeonato italiano.

Se é verdade que um bidão de humildade nunca fez mal a ninguém, também é verdade que os cofres do FCPorto serão certamente afectados caso Quaresma não vingue em Milão. Por um lado, o valor da transferência está dependente do sucesso do jogador. Será que vamos ficar pelos 18M€, mais Pelé? Por outro lado, em futuras negociações o "prémio" de Quaresma não valorizará propriamente o “produto made in FCPorto”.

O mesmo já não se dirá da transferência de Anderson, que recebeu o prémio "Golden Boy 2008", atribuído pelo diário italiano "Tuttosport" e que consagra o melhor jogador sub-20 do Mundo.

Apesar de tudo, e como se aproxima o Natal, parabéns Anderson.

Sem comentários: