sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Baby Arsenal roubado pelo…Baby FCPorto.

O Público de ontem intitulava a notícia da vitória do FCPorto sobre o Arsenal da seguinte forma: Foi fácil roubar o doce ao "baby Arsenal".

Tal como no campeonato português, é difícil resistir à tentação de menosprezar as vitórias europeias do FCPorto. Se no campeonato é transmitida a ideia de que o plantel do Sporting é sempre o mais jovem – o que não corresponde à verdade; tem sido o do FCPorto – só faltava agora afirmar que o FCPorto só conseguiu triunfar porque o Arsenal jogou com uma equipa de “benjamins”.

Aproveitando o que escreve Pedro Marques Costa, no jornal O Jogo fica a demonstração de que quem roubou o doce ao Baby Arsenal foi o Baby FCPorto.

11 menos rodado
Jesualdo Ferreira não se enganou: o FC Porto tem mesmo o onze menos experimente dos 16 que resistiram na Liga dos Campeões e é também a quarta equipa com a média de idades mais baixa (25,5). Inferior, considerando os onzes mais utilizados nesta primeira fase da competição, só Arsenal (24,7), Barcelona (25,1) e Manchester United (25,3), que, curiosamente, não se atravessarão no caminho do FC Porto nos oitavos-de-final. Os portistas, como Jesualdo Ferreira referiu, são mesmo uma equipa jovem, mais ainda no campeonato do que na Champions, onde Fucile (24) substitui Pedro Emanuel (33) entre os habituais titulares. Mais importante do que a idade é, muitas vezes, a experiência adquirida através da competição. E, aqui, não há dúvidas: o FC Porto tem os jogadores menos experientes dos 16 clubes que continuam na Liga dos Campeões. De longe. Em média, cada um dos titulares portistas da primeira fase da prova tem apenas 23 jogos disputados nas competições europeias, surgindo no segundo lugar o Atlético de Madrid e o Sporting, com 31 jogos por jogador. Dos possíveis adversários, a equipa de Madrid é mesmo a mais inexperiente, seguindo-se Villarreal (33 jogos) e Lyon (35). Em contrapartida, no lote de equipas mais rodadas estão Inter de Milão (49), Chelsea (59) e Real Madrid (64).

Apesar da teórica falta de experiência dos portistas - têm cinco jogadores dos habituais titulares com menos de 20 jogos nas competições europeias -, os factos mostram outra realidade: o FC Porto voltou a apurar-se, pela segunda vez consecutiva, no primeiro lugar. Também por isso, Jesualdo afirmou que a equipa "cresceu uns anos de futebol" pelo jogo que realizou com o Arsenal. Vão precisar deles...

Também se destaca no campeonato nacional
O FC Porto tem o plantel com a média de idades mais baixa da Liga Sagres, contabilizando apenas 22 anos. O Sporting tem, em média, mais dois anos (24), e o Benfica mais três (25), enquanto o Trofense é a equipa mais velha, com uma média de 28 anos. Para além do onze mais utilizado na Liga dos Campeões (25,5 de média) ser dos mais novos da prova, os portistas têm também, a nível interno, o plantel mais jovem do campeonato. Convém, no entanto, referir que nas contas entram também vários jogadores da formação que estão inscritos na Liga e que não são usados. Candeias (na foto) foi o portista mais jovem a entrar nas opções.”

PS: Em doze jogos para as competições europeias contra equipas inglesas, em casa, o FCPorto empatou seis e venceu outras tantas. Provavelmente houve um baby boom em Inglaterra.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Meu caro foi pena eu não saber do Público, caso contrário teria acrescentado o jornal do Belmiro à minha lista.
É meu caro, há sempre qualquer coisa para menorizar os nossos triunfos...
Um abraço