terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Fui ver o campeão de Inverno e foi tão bonito!

Tal como prometi aqui fui ver o Benfica – Nacional de ontem à noite. Isto de ser portista em Lisboa tem destas coisas.

Era eu catraio e jogador da bola “federado” - como se dizia na altura com a devida pompa – e passava as matinés de domingo entre o Estádio da Luz, o Estádio de Alvalade e o Campo do Oriental, já que boa parte dos meus amigos - também “federados” - ou eram adeptos do Benfica ou do Sporting. Não sei se ainda é assim, mas nos finais dos anos 80, inícios dos anos 90, “jogador da bola” tinha direito a entrar nos Estádios sem pagar.

Ontem foi mais ou menos assim, tirando a parte do jogador federado - larguei o sonho de ser guarda-redes do FCPorto quando Vítor Baía se tornou titular indiscutível!

Com um convite na mão, lá me dirigi ao Estádio da Luz. Bem comportado, deixei o carro à porta de casa e fui de metro. Saí na estação do Alto dos Moinhos, na rua onde cerca de vinte anos antes me cruzei com o autocarro do FCPorto de onde sobressaía a figura de…Rui Águas.

Percorrendo cerca de 500 metros, entre bancas de cachecóis e cachorros – onde anda o belo do courato!? – lá cheguei ao meu lugar. Havia cerca de 15 minutos de jogo e, num canto, o Benfica quase marcava. Valeu o guarda-redes do Nacional, licenciado em Educação Física, como informou Valdemar Duarte aos microfones da TSF. Sim, ontem tive direito a tudo. Vi o Benfica na Luz e ouvi o relato de Valdemar Duarte.

Próximo lance: Yebda “aniquila” dois jogadores do Nacional no meio campo e nem amarelo leva. Diz Valdemar Duarte: “este jogador é um puro sangue que ainda não foi domado, ainda não tem sentido posicional”. Diz o repórter de campo: “muita sorte teve em não levar amarelo”. Melhor é impossível? Não. Já lá vamos.

Decorre o jogo e constato que Jorge Ribeiro não é propriamente adulado pela massa adepta benfiquista. Nem Di Maria. Nem Cardozo. Yebda e Katso – para os amigos – são.

Substituição no Nacional. Sai Mateus. Devagar, devagarinho. Quase parado. Compreende-se, o homem fartou-se de correr e de fazer a vida negra a Valdermar Duarte. Comenta o senhor: “tivesse Mateus um amarelo e estava sujeito a levar outro”. Eu não disse que melhor era possível!?

O Benfica pressiona. Consegue finalmente uma expulsão por acumulação de amarelos de um jogador do Nacional. O povo benfiquista vibra com esse feito notável. Ouve-se Benfica, Benfica, Benfica. Agora é que a águia vai voar, como vinha escrito num jornal lisboeta, pensei eu. Mas a bola não entra, e o Nacional ainda faz uma perninha lá na frente. Falta um minuto para acabar. Os primeiros adeptos do Benfica abandonam o estádio cabisbaixos e a mandar o treinador para o outro lado – para Espanha, está claro.

Aproveito a deixa e também saio. Vou já em direcção ao Alto dos Moinhos, quando “gela meu coração”. Golo do Benfica. Numa fracção de segundo viajei no tempo até 1990 e lembrei-me dos golos de Magnusson nos minutos de descontos, aquando do antepenúltimo campeonato do Benfica. De repente, alguém me bate no ombro eufórico: “Foi anulado. Foi anulado. Não foi golo”. Finalmente, reconciliei-me com a História.
-
PS: Soube agora que Nuno Gomes foi expulso no final do jogo, alegadamente, por palavras dirigidas ao árbitro já no tunel de acesso aos balneários. Certamente terá dito: "o senhor árbitro foi extremamente incorrecto".

5 comentários:

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=CgK81duwhFw

:-)

Anónimo disse...

Foi na época de 1988/89 onde a merda do Benfica ganhou 12 jogos (DOZE JOGOS) nos últimos minutos. Uma vez ou o Farense ou o Penafiel marca aos 89 minutos e fazem o 0-1 e esses merdas ganharam na mesma, com o golo da vitória marcado aos 96 min. Enfim, não foi o antepenúltimo campeonato mas foi o anterior (há 20 anos) O nosso campeonato antes do antepenúltimo foi em 2004, haha.

dragao vila pouca disse...

Análise que peca por defeito.O conjunta da Ilha - já avisei cá em casa: tudo que meta farinha para o Natal...é Nacional e mais nada!- jogou melhor e teve mais oportunidades para ganhar.
O Quique - QUIQUI PARA OS AMIGOS - parece que não conseguiu dormir por causa do golo anulado, mas isso é o que ele diz para enganar os benfiquistas, pois a razão é outra: a 20ª lesão muscular.Ontem foi o Sidnei.
Um abraço e um Santo Natal, extensivo a todos os visitantes do blog.

Anónimo disse...

Um abraço de Feliz Natal. Excelente o blog!

Dragaoatento disse...

Olá Flama Draculae!

Ora, aqui está um "post" muito bem elaborado e com espírito!

Muito bem!Gostei pois, evidentemente.

Abraço