domingo, 1 de fevereiro de 2009

O sistema da competência ou a competência sistemática.

Quando amigos meus da "irmandade da 2.ª circular" não têm mais argumentos vêm com a conversa do "Sistema". Costumo responder que sistemático só se for a competência demonstrada ano após ano pelo FCPorto. E depois pergunto: a não ser assim como é que em 4 anos de "apito dourado" - logo, com o tal sistema manietado pela justiça - o FCPorto conseguiu ser três vezes campeão? Respondem: é o "Sistema".

Hoje, no restelo, ficou demonstrada uma vez mais a competência do FCPorto. Quer em futebol jogado, quer na gestão do plantel. E mais uma vez o rosto da competência foi Jesualdo Ferreira que com três jogadores em risco de faltarem ao jogo contra o Benfica conseguiu que isso não acontecesse. Contra tudo e contra todos. Vejamos.

Durante toda a semana a comunicação social só falou dos 4 cartões de Lisandro e de Hulk, levando Lisandro a constatar tal facto - ele que raramente diz mais do que três palavras na flash-interview. Para protecção do jogador, Jesualdo colocou-o no banco de suplentes. Com o jogo em 1-2 e com quinze minutos para acabar, Jesualdo retira Hulk e coloca Lisandro. O comentador de serviço - que durante todo o jogo se manifestou incomodado com as opções de Jaime Pacheco, que não eram mais correctas e que queria que Roncato entrasse para o lado de Marcelo para por os centrais do FCPorto "em sentido" - logo disse que era um irresponsabilidade de Jesualdo Ferreira. Pouco depois, Lisandro na primeira vez que toca na bola, descobre Lucho que faz o terceiro golo. Terceiro golo da tranquilidade que, por acaso, permitiu a Fucile vir ao lado esquerdo da sua defesa "conseguir" o segundo amarelo e a consequente expulsão que lhe permite jogar contra o Benfica, na próxima semana.

Se calhar foi tudo coincidência. Como disse Jesualdo no flash-interview: "o Fucile por vezes tem destas paragens."

PS: Porque é que Hulk a vencer por 1-2 a poucos minutos do fim, ao ser substituido, veio a correr e não aproveitou para queimar uns segundinhos. Será que estava com medo de levar um cartão amarelo a pedido do diligente fiscal-de-linha?

PS2: Ao sancionar a mão de Fucile com amarelo, estou certo que Duarte Gomes marcaria penalty contra o Benfica por mão do "jogador que marcou um golo em fora de jogo contra o Marítimo e que deu três pontos ao Benfica", no jogo de ontem com o Rio Ave.

PS3: Um fora de jogo posicional que interfere na jogada já não é sancionado?

2 comentários:

Ricardo Campos disse...

o arbitro do belenenses porto, é mais um avençado do benfas.
enfim!
em Portugal permite-se tudo.

tomei a liberdade e adicionei-o ao meu blog
abraço

dragao vila pouca disse...

Meu caro, eles sabem que em tudo: organização, competência, profissionalismo, dedicação, qualidade, etc., nós somos melhores, mas convém-lhes dizer que são os árbitros, o Sistema, a chuva, o vento, a bola que é redonda, etc.
Deixemo-los falar, estrebuchar e sigamos o nosso caminho de vitórias, porque lá chegará o tempo, em que eles próprios sem mais nada para fazer, se vergarão à nossa superioridade.

Um abraço