sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Cinco.

Não vou escrever sobre os 5 de quarta-feira. Nem vou falar da vontade que a comunicação social tem de o Sporting recuperar a sua auto-estima no Dragão. Para isso também teria que referir a vontade que os jogadores do FCPorto têm em vingar o resultado da última deslocação a Alvalade. Há vontades para tudo.
Apetece-me escrever sobre os estádios europeus. Como é sabido, a UEFA estabeleceu um ranking dos estádios, em que os melhores - e que cumprem determinados requisitos, são classificados como de 5 estrelas.
Neste momento estão assim classificados os seguintes estádios:



Aqui há uns anos, falava-se da candidatura do Estádio do Dragão a uma final europeia. Um dos concorrentes era o Vicente Calderon. Tive oportunidade de ler na Marca que, sendo um 5 estrelas, o estádio madrileno seria o favorito. Na altura - por volta de 2005 - estranhei que o Vicente Calderon fosse 5 estrelas, mas confirmei no site da UEFA. E pelos vistos ainda o é. Mas acho muito estranho que o seja, tendo em conta o que tenho lido sobre a deslocação do FCPorto a Madrid desta semana.

in portistasdebancada:

Falo de acessos terríveis, de um estádio mal localizado, velho e decadente por fora e por dentro, com um péssimo relvado e nada moderno ou funcional e agradável como o nosso estádio do Dragão. Já antes do jogo recomendavam que se comesse fora do estádio porque la não havia serviços de restauração de qualidade o que estranhei. Até ter entrado no estádio... Uma espécie de garagem por dentro em que tinham 3 ou 4 pessoas atrás de um balcão improvisado sem qualquer tipo de higiene ou qualidade, nem licenciamento a vender umas sandes e umas bebidas. Um barraco. Pareciam aqueles barracos que vendem comida nas imediações do estádio. Comparar isso com o que se pratica actualmente nos estádios modernos...Para além disso, lugares sujos sem se ver bem os números em alguns... E lugares marcados...? Nem pensar, é tudo ao molho... Isso de ter lugares marcados é um luxo. Em Portugal somos atrasados mas até nos jogos da liga nacional se cumpre os lugares marcados já há alguns anos. Então na champions nem se fala... É escrupulosamente cumprido. O Vicente Calderon quer pelos acessos, pelo exterior e interior do estádio, sujidade, degradação, etc. fazia-me lembrar os estádios portugueses de há para aí uns 10 anos atrás ou mais. E ainda dizem que estamos atrasados em relação a tudo ao resto da Europa...

in reflexaoportista:

Entramos no estádio - Fondo Norte, Porta 9 - por volta das 19h00, cerca de 1h45 antes de o jogo iniciar, sem ter havido qualquer problema. Ora, se por fora o Estádio Vicente Calderón já não impressiona (inclusivamente passa uma rua por baixo da bancada lateral do lado do rio Manzanares!), lá dentro é quase chocante a comparação com o Estádio do Dragão, tal a diferença nos acessos, bares de apoio (não existem!), limpeza, cadeiras, conforto e qualidade estrutural. Os espanhóis que vierem ao Dragão vão ficar de boca aberta.

Pela descrição, também o estádio do Oriental poderá ser de 5 estrelas. Basta candidatar-se.

PS: Aquilo de dar 5 ao Sporting era brincadeira. Já fico contente com 1-0.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

De facto o nosso Estádio é um Mundo e quem tem oportunidade de o conhecer por dentro - garagens, galerias, gabinetes dos dirigentes e das várias empresas do grupo F.C.Porto, etc - só pode ficar deslumbrado.

Mas isso do Vicente Calderón ser um 5 estrelas não admirapois a Espanha tem muito peso nao futebol europeu, ao contrário de Portugal.

Um abraço

nobigdeal disse...

tb estive no Vicente Calderon.
se aquilo é 5* vou ali e já venho...