segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bomba: Futre deixa Sporting e é novo reforço do FCPorto!

De vez em quando cruzamo-nos com pérolas como esta. Depois do artigo de Vítor Serpa sobre o "mais maior grande clube do mundo", publico agora um artigo do mesmo "benfijornalista" sobre Paulo Futre, "El Português".

Como não podia deixar de ser, Vítor Serpa lá encontrou um motivo para falar sobre o seu Benfica, ligando Eusébio/66 ao ano de nascimento de Futre. Nunca é demais lembrar os feitos heróicos dos "Magriços do Sul", pois não ó Serpa? Mesmo que na altura já tivessem passado cerca de 20 anos!

Depois, Serpa dá conta da estranheza e incómodo que foi um rapaz do Montijo, que deveria andar a prestar vassalagem aos clubes de Lisboa, ter ido viver a mais de 300km de casa de seus pais. Faltou acrescentar, ó Serpa, que ainda não havia auto-estrada para o Porto!

Lá mais para a frente, uma confissão bombástica: Futre não é sportinguista desde pequenino! Querem saber qual o clube que primeiramente roubou o coração de Paulo? Leiam, não sejam preguiçosos!

Ficamos também a saber que o FCPorto, esse clube malvado que desviou mais um jogador de uma carreira promissora, deixou Paulo decorar o seu apartamento à base de bambu. Cá está, bambu...panda...China....charters! 

Fazendo questão de ressalvar que o apartamento é na margem...Sul do Douro, Serpa não resiste e mete um sósia de Astérix ao barulho, de seu nome Chalana! Ai que dor de cotovelo já se adivinhava, ó Serpa!

Por último, Serpa dá conta que Futre não concebe o casamento sem amor e sem confiança. Ao melhor estilo de Maria, a revista.

Ah! também tinha medo de uma guerra nuclear.

Boa leitura e boas férias!

Futre por Vítor Serpa - Julho de 1985

4 comentários:

Penta disse...

caríssimo,

mas que "pérola" «fantástica, fantástica!».

pese embora o adiantado da hora, estive «concentradíssimo» na leitura integral de tão brilhante artigo, na senda do "vermelhusco", pois está claro. ;)

para mim, Paulo Futre está como o Vítor Baía, mas na fase da adolescência: foi o meu primeiro grande ídolo.
e não deixa de ser curioso constatar como, nesta "relíqui" de Julho de 1985 (vinte e seis anos depois) ele, nos seus tenros dezanove anos, revela uma postura idêntica à que assume na sua novel biografia: adora o Futebol sabe que é a vedeta, mas tenta passar despercebido.

em suma: muito obrigado! por ter partilhado (mais) um achado ;)
bem haja!

abraço
Miguel

Fernando Mestre disse...

Muitíssimo obrigado por este post.
Sou do Montijo e é em parte por causa do Futre que em pequenino me tornei portista.

Mas o principal motivo foi identificar-me com a garra, o querer, todo o esforço, trabalho e amor ao clube.

Não sei bem explicar mas o Porto apoderou-se de mim e de mim não sairá mais. Está-me no coração, em todo o corpo, até à alma...

Daniel Gonçalves disse...

Caro Flama,

era este mesmo artigo a que eu me referia no comentário colocado aquando do seu post sobre o artigo do Serpa sobre o Benfica nesta mesma revista "Família Cristã".
Ainda existe um artigo nesta "Família Cristã" sobre o nosso FC Porto, datado de 1984 ou 1985, já com Artur Jorge a treinador e depois da final de Basileia. Quando eu me deslocar à casa dos meus familares vou verificar se a revista com esse artigo ainda existe, pois desconheço se a minha família guardou os nºs mais antigos desta revista.
Cumprimentos.

Dragus Invictus disse...

Parabéns amigos,

Excelente documento acerca do Futre, um dos melhores jogadores que espalhou magia pelo estádio das Antas.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com/