sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Em Guimarães, a golear é que a gente se entende.

Golear em Guimarães começa a ser tradição. Que se mantenha por muitos anos. Estou certo que foi o primeiro passo para a "reconquista" do penta. E que melhor local para começar uma reconquista!?
Vi o jogo a espaços. Pelo que vi, a garra e a qualidade de passe voltaram. Helton também. E Falcao. E Rodriguez. E Varela. E Belluschi. E o primeiro lugar ali mesmo ao virar da esquina.

4 comentários:

Dragaoatento disse...

De acordo Dragão!

Se bem que hajam ainda algumas arestas a limar, finalmente a equipa Azul e Branca deu razão ao seu Técnico, ao conseguir realizar uma excelente e convincente exibição frente a uma equipa difícil, num campo muito difícil.
Há porem alguma arestas a limar na equipa dos Dragões, tais como melhorar a segurança defensiva, o rendimento do meio-campo e a finalização. Alguns elementos da equipa do FC Porto deram a sensação de não terem pernas para os 90 minutos. Um dos casos mais flagrantes é o do Varela que depois de realizar uma primeira parte fantástica, vimos diminuir substancialmente o seu rendimento nos últimos 20 minutos do jogo.
Relativamente à defesa, podemos considerar que actuou em bom nível, se bem que Helton me pareceu relativamente mal batido no golo do Guimarães. Dado que Andrézinho chutou em jeito (em folha seca) e a bola não levava muita força, Helton um pouco mais expedito teria tido possibilidade de defender.
O Rolando e o Bruno Alves muito bem; os laterais pode-se considerar que tiveram uma actuação boa. O Fucile porem precisa de dosear melhor o seu esforço.
Não obstante todo o seu esforço, o Fernando não nos pareceu estar no seu melhor.
Meireles teve uma acção bastante meritória, se bem que me pareceu ser um dos que se foi um pouco abaixo na última meia hora do jogo. Quanto aos avançados: Belluschi teve o falhanço que na sequência da jogada acabou por dar origem ao livre que resultou o golo do Guimarães. Rodriguez apesar de não estar na sua melhor forma, lutou muito e pareceu estar a aproximar-se do seu melhor. Falcao marcou um golo de belo efeito e também é dos que deu a sensação de estar a melhorar. Guarin entrou para ajudar e ia marcando um golo ao rematar de meia distância. Hulk e Farias não tiveram ocasião de dar nas vistas.

Um abraço

Dragaopentacampeao disse...

Depois de um conjunto de jogos em que do FC Porto só se reconheceram as camisolas, eis que numa deslocação considerada de dificuldade elevada, reapareceu o FC Porto das grandes vitórias.

Não durou o jogo todo, como seria ideal, mas teve uma boa parte em que dominou e aniquilou o adversário.

Não se livrou porém de passar cerca de vinte minutos de aflição e inconstância, num regresso ao futebol descaracterizado e improfícuo, que começou numa das tais perdidas de bola, irritantes, caricatas e intolerantes, já no tempo de descontos da primeira parte. Mérito do Vitória mas também alguma displicência portista, ilustrada no golo sofrido mas também noutras jogadas de que destaco o lançamento lateral perto da nossa área em que Fucille se «esqueceu» de Targino, originando mais um lance de muito perigo, para a nossa baliza.

Foi uma vitória importante e moralizadora, em vésperas de um final de ano intenso.

Serão estes sinais positivos sinónimo do regresso ao trilho do Pentacampeonato?

Eu quero acreditar que sim!

Um abraço

dragao vila pouca disse...

O Campeão está de volta!

Ainda não está no ponto, ainda comete erros que não pode cometer, mas já está bem melhor e em condições de lutar, agora sim, pelos objectivos de ser Penta.

Era fundamental ganhar e ganhamos. Ganhamos com todo o mérito e com toda a justiça, apesar de termos sofrido, por culpa própria, depois de termos feito uma grande 1ª parte em que o resultado devia ser 0-3 e não 1-2.
Tinhamos o Vitória morto e demos-lhe os antídotos para ressuscitar e isso podia ter tido consequências desastrosas. Não pode voltar a acontecer, ali, naquela zona e no tempo de desconto, é uma biqueirada para a frente e mais nada.
Depois do sufoco que duru 15 minutos e com as substituições, voltamos a equilibrar a controlar, marcamos 2 gols e se podiamos ter sofrido mais algum, também podiamos ter marcado mais.

Como Jesualdo é teimoso e não vai abdicar do 4x3x3, nestes jogos, difíceis, o Hulk está condenado ao banco ou então, tem de jogar no meio onde rende pouco. Que desperdício! Mas, não há dúvidas, com Varela, que defende e ataca, a equipa fica mais equilibrada...

É curioso, mas o pior Porto dos últimos anos já está em cima do melhor Benfica dos últimos 20 anos...

Um abraço

Anónimo disse...

Sol de pouca dura!