segunda-feira, 6 de abril de 2009

Imprensa inglesa desvaloriza confronto entre Manchester United e FC Porto?


A generalidade da imprensa inglesa de hoje desvaloriza o confronto de terça-feira entre Manchester United e FC Porto e enfatiza o triunfo sofrido dos “red devils”, domingo, sobre o Aston Villa, para a Premiere League. FC Porto e Manchester United disputam terça-feira, em Old Trafford, a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. O Times destaca o “excitante” jogo com o Aston Villa, relembrando os dois golos de Cristiano Ronaldo e o decisivo do italiano Federico Macheda (17 anos), já no período de compensação.
Depois de longa dissertação sobre esse encontro,
o Times reserva seis pequenas linhas ao FC Porto: “Vitória sobre o Guimarães, por 3-1, na caminhada rumo ao quarto título português”. “O FC Porto esteve em desvantagem, mas superou mais um teste, com golos de Ernesto Farias, Mariano Gonzalez e Rolando. Hulk, o brasileiro que deve sair esta temporada, foi considerado o homem do jogo”, refere ainda o periódico.
O Guardian, por seu lado, recorda o golo de Federico Macheda e o "bis" de Cristiano Ronaldo, titulando que, com o triunfo, o Manchester United regressa ao topo da classificação, por troca com o Liverpool. Este jornal realça a Liga dos Campeões, mas destaca apenas o confronto entre ingleses: o Chelsea-Liverpool.
Também o Daily Mail surgiu nas bancas sem referências ao Manchester United-FC Porto. O jornal preferiu realçar a vitória dos “red devils”, depois de uma desvantagem a 2-1 (o jogo terminou 3-2), assim como a vitória de Jenson Button no Grande Prémio da Malásia. Aliás, a Fórmula 1, o ténis (Andy Murray venceu o Open de Miami) e o golfe (triunfo de Paul Casey no torneio de Houston, nos Estados Unidos) são as matérias mais destacadas nos jornais britânicos do dia.
Ainda assim,
e apesar do regresso do FC Porto a Manchester surgir sempre demasiado camuflado, destaque para uma reportagem sobre Lucho Gonzalez, no Observer de domingo. O jornal fala de “El Comandante” como o líder da armada argentina no FC Porto e refere que o recurso aos sul-americanos tem dado inúmeros frutos no clube do Dragão. “Os argentinos têm uma mentalidade vencedora, além de uma grande técnica. São diferentes dos brasileiros”, diz o jornal, salientando a experiência e visão do director geral Antero Henrique, assim como dos empresários Fernando Hidalgo e Pini Zahavi.
Por fim, o gratuito Manchester Evening News também apenas destaca a “magnífica reviravolta” do clube de Sir Alex Ferguson, esquecendo-se, por completo, do encontro de terça-feira.
No domingo, alguns jornais fizeram reportagens sobre as mansões milionárias dos jogadores do Manchester, “colocaram” o francês Franck Ribery no lugar de Ronaldo – aparentemente já dada como certa a transferência para o Real Madrid -, e
enfatizaram algumas declarações de Sir Alex Ferguson sobre Hulk.
“Não percebo porque não está na selecção do Brasil. É rápido, poderoso e tem um óptimo pé esquerdo”, citou o Sunday Times.
-
Se a imprensa portuguesa se visse ao espelho, intitularia este artigo da seguinte maneira:
-
Confronto da próxima terça-feira entre Manchester United e FC Porto tem tido tratamento da imprensa inglesa como nunca terá pela imprensa portuguesa.

Sem comentários: