quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

E que tal, Estádio Câmara Municipal de Lisboa 2

Acordo com a Câmara de Lisboa valeu ao Benfica 65 milhões de euros
-
Benfica encaixou 65 milhões de euros à custa do contrato-programa firmado com a Câmara de Lisboa, no âmbito do Euro 2004. (...) Já Carmona Rodrigues, à data dos factos vice-presidente da autarquia, é um dos cinco arguidos constituídos durante a investigação que a PJ acaba de concluir, sob a direcção da unidade especial do Ministério Público criada para investigar o Apito Dourado. (...) O inquérito centrou-se no contrato-programa assinado, em Julho de 2002, pela Câmara de Lisboa, EPUL, Benfica e Sociedade Benfica Estádio SA. (...) Um relatório da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), que suportou o trabalho da PJ, apontou défices de transparência ao contrato-programa, referindo que as formas de apoio acordadas e atribuídas ao Benfica "consubstanciam verdadeiras comparticipações financeiras, concedidas por instâncias municipais". "O contrato contrariou os normativos legais vigentes", acrescentou a IGF, por não terem sido quantificados devidamente os encargos das entidades públicas envolvidas, em desrespeito pelos princípios da boa gestão dos dinheiros públicos. (...) Mas, além dos 18 milhões, o Benfica encaixou mais 47, pois o contrato-programa ainda lhe permitiu vender um terreno à EPUL e receber outro da Câmara de Lisboa (...) Nenhuma irregularidade detectada nas facturas do Benfica foi valorizada, para efeitos de responsabilização criminal dos dirigentes do clube.
(...) várias testemunhas e arguidos coincidiram na versão de que a execução do contrato-programa foi tratada ao mais alto nível, na EPUL, na Câmara e no Benfica.
-
aqui e aqui tinha feito referência à vergonha que têm sido os apoios da Câmara Municipal de Lisboa ao Benfica. Esta notícia traz a lume só mais um. Quantos mais virão?
Apesar de tudo, sublinhado a encarnado, cor do Apito surripiado, está a parte que eu julgo mais relevante desta notícia. Então não é que a mesma equipa que acusou Pinto da Costa sem qualquer fundamento, não valorizou nenhuma das irregularidades para responsabilizar dirigentes do Benfica! Coincidências do cara....! Se calhar foram obrigados a assinar o contrato-programa! Pois, se calhar foi isso.
PS: Queria fazer o ping da notícia no Público. Assim de repente não a encontro. Nem no Correio da Manhã. Nem em qualquer outro jornal da Capital do Império.

Sem comentários: