quarta-feira, 6 de maio de 2009

Fia-te na virgem e não corras II.

O Benfica está mais perto do quarto classificado do que do líder. A frase não traduz o olhar distraído para a tabela deste campeonato, é o resultado da análise das edições da prova no século XXI. Se a história e o número de adeptos não permitem duvidar de que Benfica, F.C. Porto e Sporting são «grandes» e todos os outros «pequenos», os números das últimas dez edições da Liga apontam outra tendência. De facto, vistos os dez últimos campeonatos (de 1999/00 até às 27 jornadas de 2008/09) o quadro é diferente.

Pontos
F.C. Porto, 717
Sporting, 659
Benfica, 638
Clube classificado em quarto lugar ou acima do Benfica*, 576

Estes números permitem concluir que a principal luta do Benfica é com o Sporting. Pelo segundo lugar. No entanto, o clube de Alvalade tem conquistado vantagem desde que os «encarnados» foram campeões, em 2004/05. A diferença vai já em 21 pontos. Depois, os números revelam um dado surpreendente: o Benfica está mais perto do primeiro «pequeno» clube do que do indiscutível dominador do século XXI, o F.C. Porto. Os «encarnados» somam mais 62 pontos do que a soma do «pequeno» melhor classificado em cada uma das edições deste século. Mas têm menos 79 pontos do que o F.C. Porto. Em média**, o F.C. Porto faz 71,7 pontos, contra 63,8 do Benfica. Ou seja, oito pontos de diferença. O Sporting fica-se pelos 65,9 e o primeiro «pequeno» soma, em média, 57,6 pontos. Ou seja, esta temporada o Benfica está, para já, ainda mais distante do F.C. Porto e mais próximo do primeiro pequeno. Pior do que tendência da década, portanto.
Outras tendências
Quando se olha para os golos marcados e sofridos, no mesmo período, percebe-se que a maior diferença entre o Benfica e os outros «grandes está na facilidade em encaixar golos.

Golos marcados
F.C. Porto, 614
Benfica, 562
Sporting, 557
Clube classificado em quarto lugar ou acima do Benfica*, 517

Os «encarnados» marcaram menos 52 golos do que o F.C. Porto (ou seja, cerca de menos cinco por época), mais cinco do que o Sporting e mais 45 do que o primeiro «pequeno». Também aqui estão mais distantes do líder do que do perseguidor, o que é ainda mais verdadeiro para o Sporting. Aliás, este está a ser o pior ano de Paulo Bento, com apenas 38 golos marcados, contra 46 do Benfica e 55 do F.C. Porto. O Nacional leva 45.

Golos sofridos
F.C. Porto, 223
Sporting, 271
Benfica, 298
Clube classificado em quarto lugar ou acima do Benfica*, 352

Estes números revelam que é muito mais difícil fazer golos ao F.C. Porto e ao Sporting do que ao Benfica. E, de novo, colocam os «encarnados» mais próximo do «pequeno» perseguidor do que do clube que domina a década. Conclusão: o comportamento do Benfica esta época só pode ser surpreendente para quem não analisa tendências. Os «encarnados» estão no local que tem sido o seu no século XXI: em terceiro, mais perto do quarto do que primeiro. Esta época apenas um pouco pior do que a média das últimas dez edições. Será que isto ainda é comportamento de um «grande»? Tem a palavra o leitor.

* Ao contrário de F.C. Porto e Sporting, o Benfica já por três vezes ficou abaixo do terceiro lugar, nas últimas dez edições. Para efeitos desta comparação, somaram-se os pontos dos clubes que ficaram em quatro lugar. Ou o melhor classificado, nas temporadas em que o clube da Luz fez pior do que terceiro
** Há campeonatos com 18 e com 16 clubes

Sem comentários: